Curitiba, 02 de Maio de 2024 (00h23min)
     
 Página Inicial
 Composição
 Institucional
 Discursos
 Artigos
 Campanhas
 Eventos
 Parcerias
 Monografias
 Projetos
 Notícias
 Cursos Relacionados
 Contato
 Links
 
 Entrar
 
 
:: Estatísticas do Site :.

  • Este site foi acessado 53.806 vezes (Saiba mais...).

  •  
     
    Fale Conosco


    Coloque aqui sua opinião, sugestão ou reclamação sobre este site.



     
     
    Entenda nossa logo.


     
     

    Notícia da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná >> Presidente da República nomeia Henrique Neves para ministro do TSE

    Presidente da República nomeia Henrique Neves para ministro do TSE
    09/11/2012 14h13min
     
    A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou o advogado Henrique Neves da Silva para compor o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no cargo de ministro titular na vaga decorrente do término do segundo mandato do jurista Marcelo Ribeiro. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (9).

    Henrique Neves foi ministro substituto do TSE por quatro anos, entre agosto de 2008 e agosto deste ano. Como ministro substituto, atuava na ausência de integrante efetivo do Tribunal da representação dos advogados.



    Advogado com experiência na área eleitoral, especialmente nos tribunais superiores, Henrique Neves integra o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade). Sobre o tema eleitoral, lançou o livro “Lei das Eleições: Interpretada pelo Tribunal Superior Eleitoral”.

    Em 30 de agosto deste ano, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou os nomes dos advogados Henrique Neves, Luciana Lóssio e Admar Gonzaga para compor a lista tríplice de candidatos à vaga de ministro efetivo no TSE. A lista foi encaminhada à presidente da República, que nomeou Henrique Neves.

    Composição do TSE

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é composto por, no mínimo, sete ministros titulares. Três ministros efetivos são oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF) – sendo que os mais antigos no TSE devem exercer a Presidência e a Vice-Presidência da Corte Eleitoral –, dois são ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – sendo que o mais antigo no TSE exerce a função de corregedor-geral eleitoral – e os outros dois são representantes da advocacia, estes últimos nomeados pelo presidente da República a partir da lista tríplice encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


    Voltar
     
     
    Página em Desenvolvimento
     Desenvolvido pela Seção de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SADS-TRE/PR)