Curitiba, 02 de Maio de 2024 (08h22min)
     
 Página Inicial
 Composição
 Institucional
 Discursos
 Artigos
 Campanhas
 Eventos
 Parcerias
 Monografias
 Projetos
 Notícias
 Cursos Relacionados
 Contato
 Links
 
 Entrar
 
 
:: Estatísticas do Site :.

  • Este site foi acessado 53.813 vezes (Saiba mais...).

  •  
     
    Fale Conosco


    Coloque aqui sua opinião, sugestão ou reclamação sobre este site.



     
     
    Entenda nossa logo.


     
     

    Notícia da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná >> Reeleito, Obama afirma que "o melhor ainda está por vir".

    Reeleito, Obama afirma que "o melhor ainda está por vir".
    07/11/2012 12h48min
     
    Em seu discurso da vitória - perante centenas de correligionários democratas que lotaram um ginásio em Chicago - o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o povo americano lutou durante tempos econômicos difíceis, ao destacar que o "melhor ainda está por vir". Recebido com aplausos em sua cidade natal, ele esteve ao lado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Sasha e Malia.

    Obama afirmou que quer se encontrar com seu rival republicano Mitt Romney para discutir como eles poderão trabalhar juntos. O presidente reeleito disse que eles podem ter "lutado ferozmente" durante a campanha eleitoral, "mas isso é só porque amamos profundamente este país".

    O presidente obteve um segundo mandato com 306 votos no Colégio Eleitoral ante 206 de Romney - já contabilizada a projeção de vitória do republicano no Alasca (3 delegados) e faltando finalizar a contagem na Flórida, onde 29 delegados estão em disputa.

    O Colégio Eleitoral vai se reunir no dia 17 de dezembro para referendar o resultado das eleições.

    Os norte-americanos escolheram permanecer com um governo dividido em Washington, mantendo o democrata na Casa Branca e deixando o Congresso como estava, com os democratas controlando o Senado e os republicanos na liderança da Câmara dos Deputados.


    Entre os estados conquistados por Obama estão os disputados Ohio,
    Iowa, Pensilvânia, Michigan e New Hampshire, enquanto Romney venceu
    na Carolina do Norte, Indiana e Texas, entre outros, segundo as
    projeções das cadeias de televisão americanas.

    Como a Virgínia pende a favor de Obama e o Alasca prefere Romney, ficam pendentes os 29 votos no Colégio Eleitoral referentes à
    Flórida, onde prossegue uma acirrada apuração.

    Desde 1960, nenhum presidente chegou à Casa Branca sem vencer em Ohio, que tem 18 votos no Colégio Eleitoral.

    No voto popular, o resultado permaneceu extremamente apertado nacionalmente, com 50% para Obama e 49% para Romney, após uma campanha na qual os candidatos e seus aliados gastaram 2 bilhões de dólares combinados.

    20º presidente americano reeleito

    Com a vitória, Obama, repete o feito de seus dois antecessores diretos, George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001), e se torna o 20º presidente americano a conseguir a reeleição.

    No Twitter, o presidente anunciou sua vitória na tentativa de reeleição, publicando a mensagem "mais quatro anos", e agradeceu a seus eleitores.

    "Estamos todos juntos. É por isso que fizemos campanha, isso é o que somos. Obrigado", afirmou o governante em mensagem na qual assina com suas iniciais, BO.

    A mensagem do democrata Obama foi retuitada 90 mil vezes em poucos minutos.

    Em seguida, o presidente postou uma foto na qual é visto abraçando sua esposa, Michelle, e que os usuários da rede social reenviaram 242 mil vezes.

    Em Chicago, onde está o quartel-general da campanha democrata e onde Obama fará nesta quarta um discurso no centro de convenções McCormick Place, houve grande euforia após o anúncio da vitória do presidente.

    Em 2008, quando ganhou o pleito que o transformou no primeiro presidente negro da história dos EUA, Obama recebeu 365 votos no Colégio Eleitoral, contra 173 de seu então concorrente, o republicano John McCain.

    Os mesmos problemas

    Obama, o primeiro presidente negro do país, convenceu os eleitores a permanecer com ele enquanto tenta reativar o forte crescimento econômico e recuperar o país da pior crise econômica desde a Grande Depressão dos anos 1930. A economia tem mostrado alguns sinais de força, mas a taxa de 7,9 por cento de desemprego ainda continua alta.

    Pelo menos 120 milhões de pessoas eram esperadas para decidir entre o democrata e Romney após uma longa, cara e amarga campanha presidencial centrada em como reparar a economia em crise dos Estados Unidos.

    Os mesmos problemas que perseguiram Obama em seu primeiro mandato ainda estão lá para confrontá-lo novamente.

    Fonte: Gazeta do Povo

    Voltar
     
     
    Página em Desenvolvimento
     Desenvolvido pela Seção de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SADS-TRE/PR)